Pandemia acelera Adoção de Cursos Virtuais

A adoção de soluções à distância voltadas para o ensino nos últimos meses não tem precedentes. No curto prazo, educadores se viram obrigados a aprender, de uma hora para a outra, recursos que as escolas on-line já utilizavam há muito tempo. Agora, instituições tradicionais de ensino estão percebendo que o aprendizado remoto não só é possível quanto pode ser eficiente, ainda que haja, para a maioria delas, um grande caminho pela frente. As Edtechs, empresas que já unem educação e tecnologia, e que já vinham oferecendo novas formas de abordagem do ensino e se utilizavam de tecnologia na aprendizagem, nesses tempos de isolamento social forçado aumentaram ainda mais sua vantagem em relação às escolas tradicionais.

Com o segmento on-line ainda compreendendo uma pequena fração do mercado global de ensino superior de US $ 2,2 trilhões – menos de 2%, segundo a empresa de inteligência de mercado HolonIQ -, o mercado está propenso a maiores mudanças. O apetite dos alunos por ofertas on-line provavelmente aumentará por causa da pandemia. Para Romário Davel, da consultoria Atmã, a “Educação digital já estava em pauta há muito tempo. É a modalidade que mais cresce. Entre 2014 e 2018, teve um incremento de 53%, enquanto a modalidade presencial encolheu 1% no mesmo período.”, os dados são do último Censo de Educação Superior do INEP.

Geekie, uma das principais empresas do país quando se trata de aliar tecnologia e inovação à educação, registrou um crescimento significativo nos últimos meses. Com o Geekie One – produto voltado a escolas particulares – a empresa passou a auxiliar as escolas parceiras e novos clientes a levar a rotina de sala de aula para a casa de seus estudantes. “Esse apoio é muito crítico para as escolas nesse momento de ensino remoto como resposta à necessidade de distanciamento social. A empresa, que antes atendida a 20 mil alunos, ultrapassou os 60 mil; de 115 escolas para mais de 250 estabelecimentos de ensino. “, conta Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em Educação pela Universidade de Stanford. E a expectativa é que esse crescimento se reverta em crescimento de negócios para o próximo ano.

Os dados do Descomplica, a primeira EdTech a ingressar no mercado de ensino superior no Brasil, confirmam o otimismo para o setor. “O mercado de ensino superior à distância tem aumentado nos últimos anos. Hoje, em torno de 30% dos alunos buscam cursos EAD e estimamos que este número seja de 50% já em 2022. É o momento certo para novas ofertas e possibilidades, como a do Descomplica, que entra com uma proposta diferente do que existe.”, diz Daniel Pedrino, Presidente da Faculdade Descomplica. Entre as novidades, uma parceria com a plataforma de educação da Exame, a Exame Academy, cujo conteúdo faz parte de alguns dos programas de MBAs oferecidos da instituição, e que são certificados pelo MEC. “Estamos lançando a parceria com a Exame Academy em uma nova vertical de cursos alinhados com o mais moderno conteúdo de negócios e finanças. Com a experiência de professores ligados diretamente ao mercado de trabalho somada a metodologia Descomplica, criamos cursos de pós-graduação únicos para o mercado brasileiro”, afirma Pedrino.

Bruno Lima, professor da EXAME Academy e analista de renda variável da EXAME Research

Bruno Lima, professor da EXAME Academy e analista de renda variável da EXAME Research (Leandro Fonseca/Exame)

Conheça mais sobre a parceria nos cursos de pós-graduação Descomplica e a Exame Academy.

Para o head da Exame Academy, André Portilho, a área da educação vai precisar, cada vez mais, prestar mais atenção a um dos conceitos chave da inovação: “colocar o cliente no centro”. “Educar para o futuro não é só dominar programas como Zoom, Google Meet. Isso se aprende, e rápido. A pandemia mostrou isso. Educação digital é mais do que a tecnologia. É unir a comodidade do aluno à qualidade e a relevância do material oferecido.”, conclui. A proposta da Exame Academy é levar até o público o melhor conteúdo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. No momento, a plataforma de educação da EXAME oferece cursos voltados para educação financeira, inovação e programação, mas, segundo Portilho, muito mais vem por aí. Para conferir os cursos, visite a plataforma.

Clique aqui para ler a matéria :

Ensino a distancia autorizado até Dezembro/2020
 
diario-oficial.png
 

PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020

Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020

Clique Aqui

BlogGuest User
Fundação Vivo Telefônica: Startup usa realidade virtual para facilitar o aprendizado de matemática.
O carro-chefe da Inteceleri EduTech é o *Matematicando*, que combina aplicativo e peças físicas, funcionando como um jogo de memória para ensinar operações básicas (adição, subtração, divisão e multiplicação). Utiliza cores e atividades neurolinguís…

O carro-chefe da Inteceleri EduTech é o *Matematicando*, que combina aplicativo e peças físicas, funcionando como um jogo de memória para ensinar operações básicas (adição, subtração, divisão e multiplicação). Utiliza cores e atividades neurolinguísticas que desafiam e estimulam o desenvolvimento dos estudantes.

http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/startup-usa-realidade-virtual-para-facilitar-o-aprendizado-de-matematica/

A Inteceleri EduTech é finalista do 4º Ciclo da Aceleração do BrazilLAB GovTech.
Foram mais de 300 inscritas e apenas 6 startups finalistas do 4º Ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB. São elas: Fonte de Preços, Legalbot, Eu Ensino, *Inteceleri EduTech*, Bright Cities e NoLeak. Agora, as selecionadas apresentarão suas sol…

Foram mais de 300 inscritas e apenas 6 startups finalistas do 4º Ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB. São elas: Fonte de Preços, Legalbot, Eu Ensino, *Inteceleri EduTech*, Bright Cities e NoLeak. Agora, as selecionadas apresentarão suas soluções no DemoDay, que é a fase final da nossa Aceleração. O evento será realizado totalmente online. O grande vencedor leva um contrato de investimento de até 250 mil reais e uma viagem ao Vale do Silício!

https://brazillab.org.br/noticias/programa-de-aceleracao-conheca-as-startups-selecionadas-para-para-o-demoday-do-brazillab

Portal R7: Trabalho pós-pandemia: como ficam as relações profissionais agora?
Mudanças no mercado, reuniões virtuais e atividades remotas ganharam força com o isolamento social e devem permanecer na rotina dos trabalhadores.Para Walter Oliveira, da StartUp Inteceleri, “A tecnologia seria utilizada de forma mais intensa na edu…

Mudanças no mercado, reuniões virtuais e atividades remotas ganharam força com o isolamento social e devem permanecer na rotina dos trabalhadores.

Para Walter Oliveira, da StartUp Inteceleri, “A tecnologia seria utilizada de forma mais intensa na educação e a pandemia só acelerou esse processo.” Veja mais https://noticias.r7.com/economia/trabalho-pos-pandemia-como-ficam-as-relacoes-profissionais-agora-01052020

CNN Brasil: A Inteceleri entre as EdTechs que crescem no Brasil

As iniciativas de educação via internet se tornaram imprescindíveis para que milhões de estudantes no Brasil continuem seus estudos. Veja na matéria atividades do Projeto Matematicando e Google for Education em Ananindeua Pará. Veja mais https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/2020/04/23/numero-de-edtechs-dobra-no-brasil-nos-ultimos-tres-meses

Cnn.jpeg