Fé em realidade virtual: a imersão tecnológica no Círio de Nazaré
Este ano, o evento ‘É Círio Outra Vez’ retorna para sua segunda edição, trazendo inovações que prometem tornar a experiência ainda mais inesquecível
Belém do Pará se prepara para mais uma edição do Círio de Nazaré, um dos eventos religiosos mais importantes do Brasil, que acontece todos os anos, em outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
Trata-se de um momento de fé e devoção, mas também de reencontro cultural para os paraenses e brasileiros que viajam de todas as regiões do país — e até de outros lugares do mundo — para participar dessa grandiosa celebração.
Este ano, o evento ‘É Círio Outra Vez’ retorna para sua segunda edição, trazendo inovações que prometem tornar a experiência ainda mais inesquecível. Com uma nova proposta que combina tradição e tecnologia, a Casa de Cultura será o centro dessa revolução cultural e religiosa. A programação gratuita acontece entre os dias 9, 10 e 11 de outubro e contará com exposições de arte, além de uma inédita sala de imersão, onde os visitantes poderão vivenciar virtualmente a procissão do Círio de Nazaré.
O espaço promete uma programação ainda mais abrangente, interativa e inovadora. Além das tradicionais exposições de arte amazônica e da presença de grandes nomes da música nacional, como Chico César, Luiza Possi e Vitor Kley, a Casa de Cultura deste ano traz uma inovação que certamente será o ponto alto para muitos visitantes: uma sala imersiva.
A sala de imersão oferecerá uma experiência única, permitindo que os visitantes acompanhem virtualmente o percurso da procissão do Círio de Nazaré. A tecnologia utilizada promete surpreender. “Dentro da sala, o público poderá vivenciar a procissão através de projeções em 360 graus nas paredes. As imagens mostrarão o trajeto da procissão, desde a saída da Catedral da Sé, passando pela Presidente Vargas e terminando na Basílica de Nazaré. Além disso, o visitante terá a chance de usar óculos de realidade virtual feitos de miriti, um material típico da Amazônia”, explica Walter Junior, CEO da Inteceleri e idealizador da sala de imersão.
O miriti, tradicionalmente usado na confecção de brinquedos para as crianças durante o Círio, se reinventa ao ser integrado à tecnologia de realidade virtual. Com o auxílio de um smartphone, o visitante será conduzido virtualmente por um percurso sensorial, onde, além da visão e audição, ele também poderá experimentar aromas que remetem ao Círio, completando uma imersão multissensorial. “Será uma experiência profunda, onde o visitante poderá sentir a procissão de dentro, com efeitos visuais, auditivos e olfativos, e um toque simbólico, pois o usuário será guiado por uma corda, representando a corda que conduz a berlinda de Nossa Senhora na procissão real”, detalha Walter.
A proposta inovadora de unir a espiritualidade do Círio de Nazaré com a tecnologia moderna não diminui, mas sim potencializa a experiência de fé. A sala imersiva foi desenvolvida para que os visitantes possam sentir-se parte da procissão, mesmo sem estar fisicamente presentes no percurso tradicional. “Muitas pessoas, principalmente os mais jovens, estão muito conectadas à tecnologia, e essa é uma forma de aproximá-los ainda mais da cultura e da fé. É um modo de expandir a devoção para além das fronteiras do Pará e permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, sinta a experiência do Círio”, comenta Walter.
Ao final do percurso imersivo, os fiéis poderão realizar suas orações em um oratório.
Matéria completa: https://emtempo.com.br/340413/opiniao/fe-em-realidade-virtual-a-imersao-tecnologica-no-cirio-de-nazare/