Aprendizagem centrada no aluno

image 1.jpg

Os líderes educacionais querem que os alunos tenham mais autonomia, desde o conteúdo ensinado até o funcionamento da sala de aula. A importância da transição da escola para a vida é cada vez mais reconhecida, e esses líderes argumentam que a capacidade de ação do aluno precisa ser a regra, não a exceção.

76% dos professores no México consideram a aprendizagem autônoma uma das maiores vantagens do uso da tecnologia em sala de aula no nível pedagógico.

Blink Learning, 2018

65%dos educadores dos EUA afirmam que a aprendizagem centrada no aluno é extremamente valiosa no desenvolvimento de habilidades para o século XXI.

Nureva, 2016

67%do público em geral na Espanha acha mais importante que as escolas públicas estimulem a criatividade e o pensamento independente dos alunos do que a disciplina.

Pew Research Center, 2017


O que dizem os especialistas

Entrevista com Rob Houben

Diretor, Agora

Por que você acha que mais escolas estão adotando a aprendizagem centrada no aluno? Quais você considera os benefícios mais significativos?

As escolas estão finalmente começando a entender que não se pode impor a paixão e a motivação aos alunos. Sabemos que o segredo do sucesso não é o QI e sim a paixão e a motivação. A partir dos interesses dos alunos, podemos desenvolver habilidades e conhecimentos. Dessa forma, a aprendizagem acontece em ritmo acelerado, e os alunos passam a estar preparados para aprender pelo resto da vida.

Qual foi o melhor exemplo de aprendizagem centrada no aluno que você já presenciou.

Na Agora, um aluno explicou a bomba atômica, alguns consertam motores de carro e outros criaram o ambiente da nossa escola digital e fundaram as próprias empresas aos 16 anos. Uma aluna nossa aprendeu coreano sozinha e fez um tour pela escola com um grupo de visitantes daquele país. Os alunos criam projetos por conta própria e acabam fazendo parte de grupos de 15 ou até 30 alunos colaborando para uma meta em comum. Alguns projetos começam com alunos de 13 anos e recebem a ajuda de especialistas adultos voluntários uma vez por semana.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos por escolas e educadores para garantir o sucesso da aprendizagem centrada no aluno?

O mais importante é a mentalidade dos professores e funcionários. Eles devem esquecer tudo que sabem sobre o ensino e a organização das escolas, e se concentrar no que realmente sabem sobre a aprendizagem. É preciso começar pelas metas e pelos caminhos de aprendizagem pessoais do aluno, ou seja, por algo que ele queira aprender ou fazer. A partir daí, o aluno precisa ter a chance de fracassar e refletir sobre o que deu errado. O "professor" precisa usar o próprio conhecimento para fazer as perguntas certas e ajudar o aluno a refletir, em vez de simplesmente explicar tudo a ele. Dessa forma, o estudante assume o controle do próprio processo de aprendizagem. Você não precisa de cursos predefinidos, aulas, horários nem faixas etárias para isso.


image+3.jpg

Entrevista com Yuhei Yamauchi

Professor, Iniciativa Interfaculdades em Ciência da Informação, Universidade de Tóquio

Por que você acha que mais escolas estão adotando a aprendizagem centrada no aluno? Quais você considera os benefícios mais significativos?

O avanço das tecnologias de informação e comunicação, como a inteligência artificial, aumentou o nível das habilidades necessárias para os humanos atuarem no mercado de trabalho. Conforme iniciamos uma era em que será comum viver mais de cem anos e ter várias carreiras, as pessoas passarão mais tempo aprendendo. As escolas precisam nos ajudar a desenvolver essa capacidade. Com a aprendizagem centrada no aluno, é mais fácil "aprender a aprender". Ao mesmo tempo, os alunos podem pensar mais em onde os ensinamentos fundamentais na escola serão aplicados ao longo da vida. Compreender o significado da própria aprendizagem é uma vantagem crucial.

O que acontece quando a aprendizagem centrada no aluno funciona?

Nesse tipo de aprendizagem, é importante que o aluno tenha preocupações específicas e defina as próprias questões. Quando ela funciona, os alunos demonstram grande motivação para resolver essas preocupações. Além disso, eles discutem o assunto com os colegas e pessoas do mundo inteiro, e lidam com contradições e conflitos das ideias apresentadas. Quando essas dificuldades são superadas, a aprendizagem profunda acontece. Em outras palavras, podemos dizer que o aluno precisa de motivação para aprender.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos por escolas e educadores para garantir o sucesso da aprendizagem centrada no aluno?

É importante que o professor ajude o aluno a escolher um tema que interesse a ele e que seja adequado ao tempo disponível. Os alunos devem ter acesso à informação necessária e oportunidades para discutir o tema com os colegas de modo a aprofundar a compreensão do assunto. Também é importante que o aluno possa interagir com especialistas para solidificar e defender a própria posição. Durante um projeto de aprendizagem centrada no aluno, o professor deve orientar o aluno se ele tiver alguma dificuldade.